Cork Supply
A Cork Supply é um grupo corticeiro moderno, especializado em vedantes, comercialmente presente em vários países do mundo.
Dispõe de uma fábrica bastante moderna, produtora de rolhas de cortiça natural, em S. Paio de Oleiros, Concelho de Santa Maria da Feira.
Produz cerca de 350 milhões de rolhas de cortiça por ano e pensa, em cinco anos, atingir uma produção de cerca de 700 milhões de rolhas, para exportação.
A Cork Supply, conjuntamente com o Instituto Superior Técnico de Lisboa, desenvolveu uma tecnologia patenteada – INNOCORK – que reduz de forma muito significativa aromas potencialmente ofensivos, especialmente o TCA (um composto – tricloroanisol - muito agressivo, provocado por um fungo, que ficou conhecido como o “cheiro a rolha” e cuja presença nas rolhas de cortiça, em vinhos, tem constituído um dos mais fortes argumentos concorrenciais por parte dos vedantes de plástico ou de rosca metálica (screwcap) que se têm vindo a expandir no mercado mundial dos vedantes para bebidas alcoólicas).
O Processo INNOCORK recebeu o prémio de prata inovação na SITEVI, em França, no final de 2007.
APCOR - Asociação Portuguesa de Cortiça
A APCOR, com 56 anos de existência, é a legitima representante de toda a indústria corticeira nacional. Congrega mais de trezentas empresas, responsáveis por cerca de 80% da produção nacional e 85% das exportações de cortiça.
Sedeada em Santa Maria de Lamas, no concelho da Feira, a APCOR teve origem no Grémio Regional dos industriais de Cortiça do Norte que se transformou na Associação dos industriais de Cortiça do Norte, depois na Associação Nacional dos Industriais e Exportadores de Cortiça e, finalmente, na Associação Portuguesa de Cortiça.
A APCOR tem-se distinguido na melhoria das condições de desenvolvimento técnico e de investigação do sector, tendo contribuído decisivamente para a fundação do Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR) e para a criação do Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (CINCORK).
É reconhecido o seu excelente trabalho em prol da melhoria da qualidade da cortiça e na sua promoção no mercado externo. A ela se deve o lançamento e o desenvolvimento do SYSTECODE (Código Internacional de Práticas Rolheiras), várias edições da Campanha Internacional da Cortiça e o lançamento recente do programa INTERCORK, um importante projecto de comunicação e marketing, correspondente a um investimento de 21 milhões de Euros.
A APCOR também participou na criação do Pólo de Competitividade das Indústrias de base Florestal e do Parque Empresarial da Cortiça no Concelho de Santa Maria da Feira.
É associada e dirigente da Confederação Europeia de Cortiça (C.E.LIÉGE) e colabora activamente com várias entidades públicas e privadas, bem como com várias Universidades e laboratórios europeus na área da certificação e da investigação dos produtos e dos processos de transformação da cortiça.