Enquadramento 2ª Jornada - Aspectos Gerais

1. A região litoral a Norte do Mondego, enquanto zona de transição entre o Norte visigótico e o Sul muçulmano, teve um papel essencial na consolidação do território nacional e na fixação das povoações, ainda durante a primeira dinastia.

Para que a reconquista cristã pudesse avançar em direcção a Sul, foi necessário, primeiro, reforçar as fortalezas construídas em locais estratégicos; segundo, proceder ao povoamento e ao aproveitamento agrícola das zonas entretanto reconquistadas, tarefa em que foi decisiva a instalação de algumas ordens religiosas já criadas na Europa, designadamente a Ordem de Cister.

2. Um pouco mais tarde, seria instalada em Coimbra a Universidade, uma das mais antigas da Europa e um dos centros de saber mais prestigiados na história do continente.

3. De todo esse passado, que é fundamental para se compreenderem as origens e a consolidação do Estado português, além da Universidade restam vários monumentos, religiosos ou militares, uns devidamente preservados, outros a justificar uma intervenção de restauro profunda, sistemática e continuada.

4. Em torno de alguns desses monumentos, foram criadas associações de particulares que se têm empenhado na respectiva preservação, devendo por isso mesmo ser incentivadas e apoiadas. A título de exemplo, citam-se a Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira e a Irmandade de Santa Mafalda, em Arouca.

5. Várias universidades e centros de investigação têm vindo a promover estudos bastante desenvolvidos e especializados sobre o património, em particular o desta região, estando muitos desses trabalhos compendiados em dissertações académicas e publicações científicas. Alguns destes institutos, como por exemplo o LNEC, prestam serviços de elevado nível técnico à comunidade.

6. As questões ligadas ao património são, além disso, ensinadas num número cada vez maior de escolas superiores, que oferecem cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento nesta área, correspondendo a uma procura igualmente crescente por parte dos alunos.

 

<- Anterior | Seguinte ->