Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Senhor Bastonário da Ordem dos Engenheiros
Senhora Presidente da Ordem dos Arquitectos
Senhor Presidente da SECIL
Senhores Premiados
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Pela segunda vez, esta semana, participo em cerimónias de atribuição de prémios criados por empresas portuguesas com o objectivo de estimular a qualidade, a descoberta e a inovação e que, dessa forma, contribuem para melhorar a sociedade de que fazem parte. Primeiramente, na área da medicina, agora na área da arquitectura e engenharia. É uma visão moderna da actividade das empresas com a qual me congratulo.
Hoje, quero, em primeiro lugar, felicitar os jovens universitários cujos trabalhos foram premiados. É estimulante confirmar que nas nossas universidades existem sonhos, que esses sonhos se transformam em ideias e que essas ideias resultam em trabalhos de qualidade.
A participação de jovens universitários no Prémio SECIL revela uma excelente relação entre o mundo académico e a vida profissional, permitindo aos estudantes testar as suas capacidades e potencialidades e perceber a sua real adequação às necessidades do mercado e às saídas profissionais.
Ao associar-se ao Prémio SECIL, a Ordem dos Arquitectos e a Ordem dos Engenheiros consagram a importância de uma iniciativa empresarial que chama a si tanto jovens universitários como nomes maiores da arquitectura e da engenharia, incentivando e promovendo o reconhecimento público de autores e obras que enriquecem a arquitectura e a engenharia portuguesas. Investir no talento e na criatividade, saber dar-lhes corpo e reconhecimento é essencial para o progresso do País.
O Prémio Secil Arquitectura 2006, hoje entregue ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira pelo seu projecto de um Complexo Desportivo na Catalunha, é um estímulo à criatividade e à qualidade. Ao vencer pela terceira vez este Prémio, o Arquitecto Siza Vieira demonstra, uma vez mais, a razão por que se tornou uma das maiores referências da arquitectura portuguesa e mundial.
A vasta obra de que é autor tem sido alvo de amplo reconhecimento no nosso país e no estrangeiro, sendo um dos grandes responsáveis pela notável reputação internacional de que goza hoje a arquitectura portuguesa. É também uma prova viva da capacidade para competir e vencer quando se juntam talento, criatividade, competência e muito trabalho. Felicito, pois, o Arquitecto Siza Vieira por mais este prémio que, com inteira justiça, lhe foi atribuído.
Saúdo igualmente a SECIL, a Ordem dos Arquitectos e a Ordem dos Engenheiros por esta iniciativa que, ao longo dos últimos 14 anos, vem contribuindo para evidenciar a capacidade criativa e técnica dos portugueses numa área de maior relevância para a imagem do País, premiando o mérito daqueles que mais se destacam entre os seus pares.
Aos premiados, Muitos Parabéns.