Mensagem do Presidente da República a propósito da realização em Portugal das XXII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

A realização, em Portugal, das XXII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática é uma iniciativa de grande relevo pelo impulso que pode dar à divulgação e promoção do estudo da Matemática junto dos jovens.

Estudos internacionais têm evidenciado que a Matemática é uma disciplina fundamental para estruturar o pensamento, para desenvolver o raciocínio, e para abrir caminho a uma plena realização, seja qual for o sector onde os jovens venham a afirmar-se. A qualidade do ensino da Matemática e a capacidade de, deste modo, despertar o gosto para a sua aprendizagem são um contributo essencial para estimular o êxito escolar e, desse modo, garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento dos estudos e para combater o abandono escolar precoce.

Iniciativas como esta estimulam esse gosto pelo saber nesta área tantas vezes vista com receio pelos jovens estudantes. Mas a competição, obrigando ao esforço para vencer os diferentes níveis de selecção, prepara também para a avaliação e para o reconhecimento, estimula o mérito e premeia o esforço, educando para uma atitude sadia capaz enfrentar as dificuldades que se apresentarão ao longo da vida.

A diversidade cultural e territorial que aqui se apresenta tem ainda a virtualidade de mostrar a todos os jovens ambientes e condições tão diferentes em que cada um pode dar o seu melhor. Também essa partilha e esse convívio hão-de dar os seus frutos.

Saúdo as equipas de todos os países que vieram a Portugal participar nesta edição das Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática e espero que possam levar daqui uma boa recordação, pelo convívio, pela competição, pelo interesse em saberem cada vez mais e também pelo prazer de visitar esta linda cidade de Coimbra e o nosso país.

Felicito a Comissão Organizadora e a sua Presidente, Profª Paula Oliveira, a Sociedade Portuguesa de Matemática e o seu Presidente, Prof. Nuno Crato, e o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, pela organização desta prestigiada competição internacional e pela relevante acção pedagógica e cívica no âmbito do ensino da matemática.

Desejo a todos os participantes uma excelente competição e faço votos das maiores felicidades para o futuro de cada um dos jovens olímpicos da Matemática.

A todos, organizadores, professores e estudantes de todos os países aqui presentes, os meus parabéns.

Aníbal Cavaco Silva

17.09.2007