Mensagem do Presidente da República dirigida ao Presidente eleito da República de Timor-Leste, José Ramos Horta

Senhor Presidente eleito e prezado amigo,

Por ocasião da sua eleição como Presidente da República de Timor-Leste, quero expressar-lhe, em nome do Povo português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações e votos de sucesso no desempenho das altas funções que o Povo de Timor lhe acaba de confiar.

O Povo Timorense manifestou de forma expressiva o seu profundo apego aos valores da liberdade, democracia e tolerância, bem como a sua inequívoca confiança em Vossa Excelência para prosseguir a edificação de uma nação soberana, próspera e solidária.

A experiência e o conhecimento que Vossa Excelência possui da realidade do país muito contribuirão, estou certo, para o exercício da mais alta magistratura da nação que é chamado a exercer.

Vossa Excelência tem sido testemunha privilegiada, desde os tempos em que esta eleição pareceria a muitos uma realidade inalcançável, do apoio com que sempre contou a causa da liberdade e da dignidade do Povo Timorense junto de Portugal e dos portugueses, e quanto do caminho que a ela conduziu foi trilhado, em conjunto, por portugueses e timorenses. Quero que saiba, que podem Vossa Excelência e o Povo irmão de Timor-Leste contar com o meu empenho pessoal e o do Povo Português para continuar a contribuir, de forma solidária, para ajudar a nação Timorense a vencer os desafios com que se defronta.

Reiterando a Vossa Excelência as minhas sinceras felicitações, peço-lhe que aceite, Senhor Presidente e caro amigo, os votos que formulo pelo seu bem-estar pessoal e pelo progresso crescente do Povo irmão de Timor-Leste.

Aníbal Cavaco Silva

11.05.2007