Senhor Presidente,
Por ocasião das comemorações do Dia da Independência dos Estados Unidos da América, quero endereçar a Vossa Excelência, em nome do Povo Português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações, pedindo-lhe, igualmente, que aceite os votos amigos e sinceros que formulo pelo bem-estar pessoal de Vossa Excelência e de sua família, bem como pela prosperidade e progresso do Povo norte-americano.
Aliados históricos, Portugal e os Estados Unidos souberam construir uma sólida relação de amizade, que se afirma aos mais variados níveis. A excelência do nosso relacionamento muito deve, também, como Vossa Excelência e eu próprio temos sublinhado, ao importantíssimo contributo da comunidade portuguesa e luso-descendente residente nos Estados Unidos da América.
Estou certo, Senhor Presidente, de que saberemos encontrar, no futuro, novas oportunidades para reforçar as nossas relações bilaterais e para dar provas, no âmbito multilateral, da comunhão de valores em que o nosso relacionamento assenta.
Reiterando-lhe as minhas mais sinceras felicitações, peço a Vossa Excelência que aceite os protestos da minha mais elevada consideração e estima pessoal.
Aníbal Cavaco Silva
Presidente da República Portuguesa
04.07.2009