Mensagem do Presidente da República dirigida ao Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, por ocasião do Dia da Independência dos Estados Unidos da América

Senhor Presidente,

Por ocasião das comemorações do Dia da Independência dos Estados Unidos da América, quero endereçar a Vossa Excelência, em nome do Povo Português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações, pedindo-lhe, igualmente, que aceite os votos amigos e sinceros que formulo pelo bem-estar pessoal de Vossa Excelência e de sua família, bem como pela prosperidade e progresso do Povo norte-americano.

Aliados históricos, Portugal e os Estados Unidos souberam construir uma sólida relação de amizade, que se afirma aos mais variados níveis. A excelência do nosso relacionamento muito deve, também, como Vossa Excelência e eu próprio temos sublinhado, ao importantíssimo contributo da comunidade portuguesa e luso-descendente residente nos Estados Unidos da América.

Estou certo, Senhor Presidente, de que saberemos encontrar, no futuro, novas oportunidades para reforçar as nossas relações bilaterais e para dar provas, no âmbito multilateral, da comunhão de valores em que o nosso relacionamento assenta.

Reiterando-lhe as minhas mais sinceras felicitações, peço a Vossa Excelência que aceite os protestos da minha mais elevada consideração e estima pessoal.

Aníbal Cavaco Silva
Presidente da República Portuguesa
 

04.07.2009