Presidente dirigiu mensagem aos Bombeiros Portugueses por ocasião do Ano Nacional do Voluntariado

O Presidente da República dirigiu uma mensagem aos Bombeiros Portugueses, por ocasião da cerimónia de abertura do Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros, que decorreu na Exponor, em Matosinhos.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente:

"Em boa hora decidiu a Liga dos Bombeiros Portugueses assinalar, em 2008, o Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros. Por essa iniciativa, e pela oportunidade que representa, quero saudar a Liga e todas as Associações de Bombeiros Voluntários, bem como os seus dirigentes e associados.

O movimento associativo dos bombeiros portugueses está, desde a sua origem, identificado com o que poderemos considerar a manifestação mais antiga e mais duradoura da responsabilidade cívica dos cidadãos através do voluntariado.

Desde meados do século XIX que, no nosso país, se multiplicaram as associações humanitárias de bombeiros. Produto da iniciativa dos cidadãos e das suas comunidades, assumiram desde muito cedo um papel de salvaguarda da integridade de pessoas e bens, ao mesmo tempo que se constituíam como instância privilegiada de valorização pessoal e de integração social dos seus membros, através do voluntariado.

A estreita ligação entre estas associações e as comunidades que pretendiam servir foi o vínculo fundamental que sustentou o desenvolvimento das corporações e o reconhecimento público do seu trabalho, da sua dedicação e dos valores do altruísmo, abnegação e solidariedade, em defesa do bem comum.

É nesta perspectiva que compreendo a iniciativa meritória da Liga dos Bombeiros Portugueses e que deposito justificada esperança de que, com esse alerta, possa reafirmar os valores da sua identidade e incentivar a participação mais activa e mais solidária das populações e das instituições locais e nacionais, por forma a tornar mais eficaz e sustentada a sua missão.

Formulo votos sinceros de sucesso e de reconhecimento público aos Bombeiros Portugueses. Bem hajam pelo inegável e desinteressado contributo que, ao longo da sua história, deram a Portugal.


Aníbal Cavaco Silva"

19.01.2008