O Grupo de Arraiolos reúne informalmente os Chefes de Estado da UE dos seguintes países: Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia. Tem como objetivo proporcionar um debate aberto e informal entre estes Chefes de Estado, designadamente sobre questões europeias. A primeira reunião, por iniciativa portuguesa, teve lugar em 2003 em Arraiolos. Os encontros têm habitualmente uma periodicidade anual.
Em 2014, cabe a Portugal organizar a 10ª reunião deste fórum, que terá lugar em Braga a 29 e 30 de Setembro.
Participam nesta reunião os Presidentes da Alemanha, da Áustria, da Finlândia, da Hungria, da Letónia, da Polónia e de Portugal, bem como da Bulgária e da Estónia, estes dois Estados na qualidade de convidados especiais, tal como ocorreu na 9ª reunião em Cracóvia.
Os trabalhos deste ano serão organizados em três sessões plenárias, que se realizarão no Mosteiro de Tibães. A primeira, no dia 29, versará o tema da energia. A segunda, também nesse dia, será dedicada às questões da imigração. No dia 30, terá lugar uma discussão sobre o papel da investigação e inovação na promoção do crescimento, da competitividade e na criação de emprego. No âmbito desta última sessão, terá lugar uma visita dos Chefes de Estado ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia que, através da investigação interdisciplinar em nanotecnologia e nanociência, desenvolve parcerias com a indústria e instituições académicas e promove a transferência de conhecimento gerador de valor económico e emprego.
Esta é também uma oportunidade para os Chefes de Estado manterem encontros bilaterais à margem da reunião.
O Presidente Aníbal Cavaco Silva e a Dra. Maria Cavaco Silva oferecerão um jantar aos seus homólogos no dia 29 na Reitoria da Universidade do Minho.
Embora não existam Conclusões formais, os Chefes de Estado participantes, como sucede habitualmente, darão uma conferência de imprensa conjunta no final dos trabalhos, no dia 30.
08.09.2014