Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Inauguração do Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas, Casa Caçula
Inauguração do Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas, Casa Caçula
Lisboa, 15 de Maio de 2012 ler mais: Inauguração do Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas, Casa Caçula

INTERVENÇÕES

Intervenções da Dra Maria Cavaco Silva

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção da Dra. Maria Cavaco Silva na Cerimónia de Entrega do Certificado de Qualidade EQUASS ao Centro de Educação para o Cidadão Deficiente Mira Sintra
Palácio de Queluz, 12 de Julho de 2011

Quero glosar aqui hoje o tema que lancei na atribuição do EQUASS à AFID e que é apenas esta frase muito simples: “Há horas felizes em dias felizes”.

Que melhor temática para estes tempos difíceis que a celebração comunitária da felicidade dos momentos bons como este?

Tive o prazer de estar presente no dia em que decorria o encontro dos especialistas para a atribuição do certificado EQUASS à AFID.

E como não há coincidências, foi precisamente na cerimónia de atribuição do certificado à AFID que, em mais um momento feliz, soube do outro certificado EQUASS para a CECD. Fiquei muito contente.

São estes reconhecimentos de entidades competentes que dão alma e ânimo a todas as pessoas que trabalham nestas instituições.

Porque os sorrisos que encontramos quando as visitamos são fruto de muito afecto e muito profissionalismo, mas todos nós sabemos como é um trabalho árduo, difícil, que exige de todos nele envolvidos teimosia, persistência e muita fé.

Quando me convidaram para estar presente nesta cerimónia, quase me fiz convidada para ir visitar a CECD, porque faço sempre questão de conhecer bem as instituições que me dão a honra de estar presente nos seus momentos felizes. Só assim se pode falar do que se viu.

Na CECD fui recebida com uma representação do belíssimo “Pássaro da Alma”. E só quem se interessa verdadeiramente pela temática da deficiência consegue avaliar as horas de esforço e de paciência que estão por detrás de uma representação como aquela. E talvez agora, mais do que nunca, nas circunstâncias que atravessamos, sejam os nossos cidadãos mais frágeis e mais vulneráveis a dar-nos a lição que mais falta nos faz: não desistir, saber que cada passo que damos atrás nos prepara para darmos dois em frente.

Se conseguirmos ultrapassar determinadas condicionantes que nos amarram a exigências que não podemos pagar, talvez consigamos cumprir o objectivo primeiro destes tempos de grandes dificuldades: ajudar mais pessoas com o mesmo dinheiro.

Instituições óptimas já temos, como demonstram estes certificados.

É só preciso que consigam não só sobreviver mas ir ainda mais longe na ajuda.

Parabéns Centro de Educação para o Cidadão Deficiente Mira Sintra.

© 2006-2016 Presidência da República Portuguesa