Imagem de Luís Vaz de Camões
Uma página da Presidência da República Portuguesa
Finalmente as Beiras! Já passei hoje pela montagem das Actividades Militares e promete! Parabéns Sr. Presidente pela escolha de Castelo Branco., António Pedro ---
10 de Junho
Sexta-feira
  • 10:00
    Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
  • 12:00
    Sessão Solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
  • 13:30
    Almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco
Ver Mais

Exposição “Portugal. Pontos de Fuga”

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Castelo Branco - Manuel CargaleiroNo âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a decorrer, este ano, na cidade de Castelo Branco, o Museu da Presidência da República inaugura a exposição de pintura “Portugal. Pontos de Fuga”.

Nesta mostra estão representados cerca de 40 nomes da pintura portuguesa do século XX que, motivados por uma experiência pessoal, por uma encomenda, ou pela percepção artística de uma perfeita adequação entre o tema e a forma, elegeram, como motivo pictórico, a cidade.

Em “Portugal. Pontos de Fuga” são, assim, evocadas dezoito cidades - capitais de distrito e das Regiões Autónomas – através do olhar de artistas como Almada Negreiros, Carlos Botelho, Cargaleiro, Cruzeiro Seixas, Júlio Pomar, José Silva Barrias, Maluda, Nikias Skapinakis, Nadir Afonso, Graça Morais, Hogan, Vieira da Silva, entre muitos outros.

Porto - Jaime IsidoroSimultaneamente, fragmentos de escrita, que pontuam a exposição, remetem-nos para a representação poética da cidade, através de citações de Sophia de Mello Breyner, Mário Cesariny, José Régio, Ruy Belo ou Alexandre O’Neill.

As cidades traduzem a forma como o território se organiza, se hierarquiza, se especializa, se distingue e se complementa. São repositórios da nossa história, pegada dos povos, marcas das gentes que nelas vivem e que as constroem. Em cada cidade se define Portugal.

Convocando os artistas que as pintaram, o Museu da Presidência da República cumpre um duplo desiderato: prestar homenagem às cidades que, em cada ano, são escolhidas como cenário das comemorações oficiais do Dia de Portugal e dar a conhecer o universo criativo de grandes nomes da pintura portuguesa.

A exposição, inaugurada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no dia 9 de Junho, estará patente ao público no antigo edifício dos CTT, em Castelo Branco, até ao dia 4 de Setembro.

 

Local: Antigo Edifício dos CTT - Castelo Branco
Inauguração: 9 de Junho
Datas: 9 de Junho a 4 de Setembro de 2011
Horário: Terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h00
                Sábados, Domingos e Feriados das 10h00 às 18h00
Organização: Museu da Presidência da República / Câmara Municipal de Castelo Branco
Entrada Livre