Imagem de Luís Vaz de Camões
Uma página da Presidência da República Portuguesa
Exposição Terra Longe, Terra Perto
Magnífico discurso e obra literária do Dr. João Bénard da Costa..., André Tavares --- Obrigado por ter vindo a Setúbal. Foi com emoção e saudade que vi as exposições das Forças Armadas, especialmente a Marinha, do qual sou filho da..., Luis Cordeiro --- Acompanhando V.Exª de há 30 anos para cá e com o POVO de que nunca nos desviámos lá estive em Setubal, como em Bragança numa noite de Dezembro a..., Henrique Videira Rodrigues --- Até que enfim que alguém se lembrou de Setúbal. O meu muito obrigado ao Presidente Cavaco Silva por ter escolhido a minha linda cidade para as..., Miguel Aleixo --- Os pais dos meninos que tocaram violino para V.Exa. agradecem a sua grande atenção e ficaram desagradados pela atitude da RTP que não se dignou..., Ana Marta Sampaio --- O dia de Portugal é um dia especial. Costumo assistir às cerimónias pela TV. Este ano infelizmente a RTP não transmitiu na totalidade, o que me..., J. Norberto Pires --- Adorei ver o desfile militar á semelhança do que aconteceu no Porto no ano passado. Foi com enorme emoção que assisti á passagem dos militares..., Miguel Loureiro --- Gostaria so de dar uma palavra de apreço ao Exmo Senhor Presidente da República, que dignificou este dia e que tocou num ponto que o Sr...., Carlos Nogueira --- Creio que há um ano, enviei uma mensagem, pedindo a Vx. que não se "resignasse". Fi-lo com todo o respeito. Referia-me, especificamente, ao..., Joaquim Marques Pereira --- Foi com alegria e emoção que senti as Comemorações do 10 de Junho em Setúbal. Bem-haja o Exmo Senhor Presidente da República, a Exma Senhora..., Ana Paula Costa ---
Setúbal - A Notável-Vila
Venha assistir às Comemorações
Anuário das Ordens Honoríficas Portuguesas
Programa das Comemorações
10 de Junho
Domingo
10:30
Cerimónias militares com a participação dos três ramos das Forças Armadas
12:15
Sessão Solene comemorativa do Dia de Portugal
13:45
Almoço oferecido pela Presidente da Câmara Municipal de Setúbal
Ver Mais
Setúbal - A Notável-Vila

Pela primeira vez, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra-se em Setúbal. Vale a pena atentar no esquecimento – se esquecimento foi. Capital de distrito mais próxima de Lisboa, foi, tantas vezes, a que está mais longe das preferências e critérios dominantes. Leiam-se os nossos clássicos ou os nossos modernos. Se nunca ninguém regateou elogios às maravilhas do décor que a envolve (a Arrábida, Palmela, o Outão, Tróia) a cidade, quase tão devastada como Lisboa pelo terramoto de 1755, permaneceu singularmente desconhecida, ressalvando-se apenas desse olvido o Convento de Jesus, com a série de magníficos quadros quinhentistas incomparável a qualquer outro tesouro pictórico das cidades portuguesas, com a eventual excepção de Évora, embora em Évora predomine a pintura flamenga e não, como em Setúbal, a portuguesa quinhentista.

A História pareceu igualmente esquecer Setúbal, pelo menos até meados do século XIII, quando se sagrou e abriu ao culto a igreja de Santa Maria da Graça.

Setúbal, parafraseando o poeta, foi sobretudo o sal e o sol essa "marinha única de harmonia" de que falou Fialho e essa indústria (as marinhas do Sado) que até ao século XVIII fez a prosperidade da cidade, antes dela se tornar, nas primeiras décadas do século XX, no mais importante porto de pesca de Portugal e no seu centro mais importante de conserva de peixe.

Essa é a imagem que perdura da cidade, mesmo que a indústria-conservareira tenha perdido o esplendor de outrora.

Depois, é Setúbal dos poetas com Bocage como figura cimeira; da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos que foi Luísa Todi; de João Vaz, esse pintor que não se esqueceu de pintar a sua terra; de Sebastião da Gama, o poeta da Serra-Mãe, entre tantos outros.

Cidade plena de memórias históricas, cidade eleita do Príncipe Perfeito que nela se casou, foi, na segunda metade do século XX, cidade atormentada por muitos males mas que a todos foi vencendo. Senhora das Águas e Senhora do Sado, merecendo, tanto como em 1525, o título de notável-vila com que D. Manuel I a distinguiu.


João Bénard da Costa
Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações
do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas