Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África
Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África
Lisboa, 15 de março de 2011 ler mais: Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

Apresentação da Escola Naval

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Escola NavalA origem da Escola Naval remonta à mítica Escola de Sagres, criada pelo Infante D. Henrique, e à Aula do Cosmógrafo Mor fundada em 1559 sob orientação do matemático Pedro Nunes.

A actual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função formar os oficiais da Armada Real.

Com a invasão napoleónica de 1807, a Academia Real dos Guardas Marinhas desloca-se para o Rio de Janeiro, juntamente com a família real portuguesa. Em 1822, com a independência do Brasil, a academia divide-se em duas, uma portuguesa e outra brasileira. A academia portuguesa volta a instalar-se em Lisboa em 1825. A academia brasileira dá origem à Escola Naval do Brasil.

Em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A escola continuou instalada no Terreiro do Paço em Lisboa, até ser transferida, em 1936, para o Alfeite.

Actualmente, a Escola Naval é um Estabelecimento Militar de Ensino Superior Universitário que tem por missão principal formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de Oficiais da Armada.

Para tal, são ministrados os cursos de Marinha, Engenheiros Navais – ramos de Mecânica e de Armas e Electrónica – Administração Naval, Fuzileiros e Médicos Navais. Estes cursos conferem o Grau de Mestre, habilitando o ingresso nos quadros permanentes da Marinha, na categoria de Oficial.

A Escola Naval conta com um corpo docente de 70 professores militares e civis, que associam à sua função de docência uma vasta experiência profissional.

O Corpo de Alunos está dividido em 5 companhias, correspondendo uma a cada ano de ingresso, constituindo um efectivo total de, aproximadamente, 270 alunos.

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.