Bem-vindo à Página da Visita ao Brasil

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

 

VÍDEO EM DESTAQUE

Presidente da República faz balanço da Visita ao Brasil

Rio de Janeiro
09.03.2008

AS SUAS MENSAGENS

Viver Portugal no Brasil, sentir Brasil em Portugal. Portugueses e Brasileiros construíram aos longo dos séculos uma casa, um lar, um modo novo de ser e de viver. As palavras do nosso Presidente nos vários discursos, que temos disponíveis no site da presidência, são primeiros passos do caminho de sempre, dos anos que...

Américo Aguiar, Portugal

A visita do Senhor Presidente ao Brasil é marcante para a comunidade portuguesa. Registamos com muito orgulho, pelo significado que tem, o encontro dos dois presidentes no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, uma instituição fundada por portugueses em 1837.

Laurentino Savi, Brasil

GALERIA DE IMAGENS

Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (1)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (2)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (3)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (4)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (5)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (6)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (7)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (8)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (9)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (10)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (11)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (12)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (13)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (14)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (15)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (16)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (1)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (2)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (3)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (4)

Presidente da República visita o Brasil por ocasião das Comemorações dos 200 Anos da Chegada da Corte ao Rio de Janeiro

Por ocasião das Comemorações dos 200 Anos da Chegada da Corte ao Rio de Janeiro, o Presidente da República e a Dr.ª Maria Cavaco Silva visitam o Brasil entre 6 e 9 de Março, a convite do Presidente da República Federativa brasileira, Luís Inácio Lula da Silva.

Durante a sua estada, o Presidente Aníbal Cavaco Silva, para além dos encontros que manterá com o seu homólogo brasileiro, reunir-se-á com as autoridades do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro e participará em diversos eventos culturais alusivos à efeméride.

Os dois Presidentes inaugurarão a Exposição “Um Novo Mundo, Um Novo Império – A Corte Portuguesa no Brasil”, no Museu Histórico Nacional, e participarão numa Sessão Solene no Real Gabinete Português de Leitura.

Acompanham o Presidente de Portugal nesta visita o ministro da Cultura, Dr. José António Pinto Ribeiro, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, deputados representantes dos grupos parlamentares e uma comitiva cultural que inclui personalidades ligadas às comemorações do bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil, oriundos dos meios universitário, literário, editorial e livreiro, bem como academias e fundações.

Na quinta-feira, logo após a chegada, o Presidente e a Dr.ª Maria Cavaco Silva oferecerão, em honra da Cidade do Rio de Janeiro, um concerto da cantora portuguesa Teresa Salgueiro, acompanhada pelo Sexteto João Cristal, no Teatro Municipal da cidade.

Uma sessão solene no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – que tornará o Chefe de Estado português seu Presidente Honorário –, um almoço com personalidades do meio cultural brasileiro, um encontro com o Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e com a comissão coordenadora das iniciativas do bicentenário da responsabilidade da Prefeitura, e um jantar oferecido pelo Presidente Lula da Silva preenchem o programa de sexta-feira, 7 de Março.

O Presidente Cavaco Silva retribuirá, no sábado, com um almoço oferecido ao seu homólogo brasileiro, após o que assistirá, na Antiga Sé Imperial, a um espectáculo de luz e som alusivo à chegada da corte ao Rio e a um concerto da Orquestra Sinfónica Brasileira, ao qual se seguirá um jantar oferecido pelo Prefeito da Cidade.

No domingo, último dia da visita, e após a inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro”, na Biblioteca Nacional, o Presidente e a Dr.ª Maria Cavaco Silva oferecerão, na residência do Cônsul-Geral de Portugal no Rio, o Palácio de São Clemente, uma recepção às Comunidades Portuguesas e Luso-Brasileiras, partindo no final do dia de regresso a Lisboa.

 

Imprimir

© 2008 Presidência da República Portuguesa