Mensagem do Presidente para o Jornal “Portugal Post”

Nos dias 2 a 6 de Março deslocar-me-ei á República Federal da Alemanha, em Visita de Estado. Foi, pois, com o maior gosto que acolhi o convite do jornal «Portugal Post» para prestar um breve depoimento nas suas páginas. O «Portugal Post» é o único jornal português na Alemanha que tem como público leitor os portugueses residentes neste país e a comunidade luso-alemã. Trata-se, por conseguinte, de uma publicação dirigida predominantemente à numerosa comunidade portuguesa que vive e trabalha na Alemanha.

Como tenho afirmado, em numerosas ocasiões, é fundamental aprofundar os traços de união entre as comunidades da diáspora e Portugal. Na Alemanha, onde existe uma numerosa comunidade portuguesa, aí radicada há décadas, a necessidade de publicações como o «Portugal Post» faz-se sentir de forma particularmente intensa. Mesmo nos dias das novas tecnologias de informação, jornais ou publicações deste tipo são, muitas vezes, o principal, se não o único, elo de ligação com o País natal.

Na minha visita à Alemanha, à semelhança do que tem sucedido nas deslocações que realizo a países estrangeiros, fiz questão de me avistar com a comunidade portuguesa. Esse encontro terá lugar em Osnabruck, no dia 6 de Fevereiro. Trata-se de uma manifestação pública do meu mais profundo apreço pelos Portugueses residentes na Alemanha, por aqueles que, pela força do seu trabalho, pelo seu empenhamento na vida cívica, engrandecem o nome de Portugal. O gesto tem um significado simbólico, naturalmente. Mas penso que a presença do Presidente da República, o convívio de perto com portugueses ou luso-descendentes, é um elemento importante para a comunhão de afectos que funda a portugalidade, onde quer que ela se encontre.

Aos responsáveis pelo «Portugal Post» e, em particular, aos seus leitores, quero deixar uma mensagem de muito apreço, em nome de Portugal.

http://www.presidencia.pt/alemanha2009/?idc=722&idi=24798&idl=2