Discurso do Presidente da República na Câmara Municipal de Osnabrück

Senhor Burgomestre,
Senhor Presidente do Parlamento Europeu,
Digníssimas Autoridades,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Agradeço-lhe as palavras de boas-vindas que V. Exa., Senhor Burgomestre, teve a amabilidade de me dirigir e quero partilhar com todos os presentes a minha alegria por me encontrar nesta bela cidade de Osnabrück e neste edifício histórico. Aqui reencontramo-nos com a memória da Europa, naquilo que ela tem de mais profundo e ancestral. Fundada no ano 780, Osnabrück foi um dos mais importantes centros de comércio e negócios na Idade Média. Aqui decorreram as negociações que culminaram na assinatura do Tratado de Vestefália, um acontecimento marcante para a História da Europa.

A memória do passado responsabiliza-nos perante o futuro.

Pela sua História e pela sua beleza, Osnabrück oferece o cenário ideal para uma reflexão sobre o futuro da Europa. A União Europeia tem um dever de memória. Numa cidade fundada por Carlos Magno, num edifício que selou o fim da Guerra dos Trinta Anos, a memória da Europa constitui, neste presente de incertezas, um motivo de esperança e de confiança no futuro.

Terei, dentro em breve, oportunidade de visitar uma das Escolas desta cidade e de debater o futuro da Europa com os estudantes daquele estabelecimento de ensino, na companhia do meu amigo e ilustre Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering.

A Europa que pretendemos é a Europa dos cidadãos e a Europa dos cidadãos faz-se assim, no diálogo, no debate de ideias. Um debate de ideias que tem de envolver os jovens, porque precisamos do seu entusiasmo e porque a eles caberá dar continuidade a um projecto único, ao qual tanto devemos.

Também aqui, em Osnabrück, terei oportunidade de conviver com a numerosa comunidade de portugueses, meus compatriotas, que aqui habitam e que, com o seu esforço e o seu espírito empreendedor, tanto têm contribuído para o progresso desta região.

Termino, agradecendo-lhe, mais uma vez, Senhor Burgomestre, a extraordinária hospitalidade com que eu próprio, a minha mulher e toda a comitiva que me acompanha fomos recebidos e que jamais esqueceremos, e desejando-lhe, bem como ao povo desta maravilhosa cidade, as maiores felicidades.

http://www.presidencia.pt/alemanha2009/?idc=714&idi=24653