Mensagem do Presidente da República

Para comemorar o 5 de Outubro, Dia da Implantação da República, foi lançado o desafio a 16 artistas plásticos portugueses para que, com os seus trabalhos, interviessem nos jardins do Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República. O resultado? Uma exposição na qual a envolvente histórica convive com formas e materiais inesperados, num evidente exercício de criatividade que demonstra o elevado padrão de qualidade no campo da criação artística portuguesa.

Portugal tem experimentado nas últimas décadas um extraordinário desenvolvimento no campo das Artes Plásticas, sendo detentor de uma surpreendente e constante produção artística e cultural, que está presente em inúmeras manifestações nacionais e internacionais. Por essa razão, é com orgulho que o Palácio de Belém serve de palco a esta exposição que reúne um grupo de artistas plásticos de diferentes gerações, a quem agradeço o entusiasmo com que aceitaram o nosso desafio.

Estou certo de que a Cultura e a sua promoção podem e devem ser assumidas como uma responsabilidade de todos e que a união de esforços entre instituições, galerias, agentes culturais e artistas é sempre bastante proveitosa.

É para mim, uma vez mais, uma grande honra poder receber no Palácio de Belém, no dia 5 de Outubro, todos aqueles que o quiserem visitar. Os jardins estão, assim, abertos, num convite à descoberta da Arte Portuguesa.


Aníbal Cavaco Silva