Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Visita ao Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Setúbal, 11 de setembro de 2015 ler mais: Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional

PUBLICAÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Roteiros do Futuro - Portugal e os Jovens: Novos Rumos, Outra Esperança

Roteiros do Futuro - Portugal e os Jovens: Novos Rumos, Outra Esperança

No âmbito da iniciativa Roteiros do Futuro, lançada em 2012 – a qual tem em vista ajudar os decisores e a opinião pública a lidarem com os grandes desafios que se colocam ao país no longo prazo –, o Presidente da República promoveu, em maio de 2015, a quarta Conferência Internacional do ciclo, desta vez subordinada ao tema Portugal e os Jovens, centrada num debate sobre a nova geração de Portugueses que desponta, numa sociedade marcada por mudanças estruturais, das quais também são protagonistas, e sobre os novos rumos que ajudam a construir.

Uma nova geração de Portugueses desponta numa sociedade marcada pela mudança estrutural, mas simultaneamente pela incerteza sobre o futuro do País. A crise económica de 2008-2013 representou, para Portugal e os Portugueses, não só uma das mais graves da sua história contemporânea, mas também a oportunidade de marcar uma viragem, quer nos modelos de desenvolvimento económico e social, quer nos valores e maneiras de pensar que orientam a vida social.

Será que essa nova geração é portadora de uma nova visão do mundo? Tratando-se de uma geração com os mais elevados níveis de qualificação e de escolarização, qual tem sido a capacidade de resposta da economia e da sociedade na criação de oportunidades que correspondam a esses níveis? Em que medida a emigração dos jovens representa uma perda de capital humano e um investimento perdido? Como é que os jovens se posicionam perante a vida política, a integração europeia, a mobilidade geográfica e a criação de riqueza? Temos uma geração mais inovadora e mais empreendedora? Até que ponto estes jovens protagonizam uma mudança cultural profunda na sociedade portuguesa?

Esta IV Conferência Internacional dos Roteiros do Futuro pretendeu responder a estas e outras questões que interpelam o futuro de Portugal e dos Portugueses, especialmente os que, tendo passado pela experiência dos tempos difíceis mais recentes, tendem a construir novos rumos e a despertar outras esperanças de renovação e de desenvolvimento.

A Conferência Internacional “Portugal e os Jovens” decorreu nos dias 15 e 16 de maio, no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Tal como aconteceu com as anteriores três edições dos Roteiros do Futuro, também neste caso as principais intervenções proferidas durante os trabalhos da Conferência foram reunidas numa publicação, que aqui se disponibiliza em formato digital.

Clique aqui para aceder à versão electrónica do Livro Roteiros do Futuro - Portugal e os Jovens: Novos Rumos, Outra Esperança (Necessita Flash)

Faça aqui o DOWNLOAD do Livro “Roteiros do Futuro - Portugal e os Jovens: Novos Rumos, Outra Esperança (Versão PDF com 5.08 MB)

 

01.12.2015

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.