Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

Roteiro para a
Juventude

Jornada

Documento de Enquadramento
- Bons Exemplos a Visitar Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Casa do Conto, Arts & Residence

A Casa do Conto, arts & residence, é um Design Hotel que combina a estadia no Porto com a promoção das artes e dos criadores. Situada na reemergente zona da Cedofeita, uma das áreas tradicionais da cidade do Porto, a Casa do Conto parte da reconstrução de uma casa burguesa do séc. XIX, agora preparada para receber visitantes exigentes e seletivos num ambiente com uma forte carga imagética e cultural. Um projeto inovador que só poderia surgir no contexto urbano de uma cidade com uma personalidade marcante.

A Casa do Conto nasceu há três anos, dando corpo a um conceito original no seio do crescente parque hoteleiro do Porto. Infelizmente, um fatídico incêndio, em março de 2009, interrompeu esse processo, mas não a vontade coletiva de o concretizar. Tal como a Fénix, a casa renasceu desse violento incêndio, tendo sido totalmente reabilitada e, de novo, inaugurada, em junho de 2011.

A Casa do Conto relata-nos uma história única de vida, que é, afinal, a história da própria cidade em mudança. Nela, destaca-se a arquitetura doméstica, solene e vertical, característica do século XIX portuense, marcada pelas cicatrizes desse tempo que medeia o seu declínio e renascimento, a memória do passado e o desejo de futuro, o granito das velhas fachadas e o novo betão cru da escadaria e dos tetos. Trata-se, na verdade, de uma “arquitetura fóssil” que ganha vida. Gravados por textos diversos, e cobrindo seis quartos distintos, os tetos deste Hotel “falam-nos” das mudanças sofridas pelo próprio conceito de “casa”, e desta casa em particular. Redigidas por autores, ligados à escrita sobre a cidade e a sua arquitetura – Filipa Leal, Álvaro Domingues, Jorge Figueira, André Tavares, Pedro Bandeira e Nuno Grande –, as seis missivas foram moldadas e recortadas, em baixo relevo, com base numa distribuição proposta pelo coletivo de arquitetos Pedra Líquida – autores do projeto – e imaginada graficamente pelos criativos da R2 Design.

No espaço elegante da Casa do Conto, um serviço personalizado, adequado a todos os perfis, proporciona, aos seus visitantes, um encontro diferenciado com a cidade do Porto. A Casa dispõe de Receção com zona de espera, Sala de estar e Sala de refeições com pátio e jardim. Todos os espaços têm ar condicionado, LCD TV, TV cabo, Internet Wireless Gratuita e Telefone. Os visitantes podem ainda usufruir de Fax, Fotocopiadora, Cofre e acesso a computador. A Casa disponibiliza, diariamente, os principais jornais e revistas nacionais e internacionais, assim como reservas de restaurantes, espetáculos e museus.
São ainda assegurados os seguintes serviços extra: Pequeno-Almoço; Room-Service; Refeições por reserva; Camas extra e berçário; Baby-sitting; Lavandaria e engomaria; Serviço de Estética; Apoio médico; Estacionamento; Serviço de transfer do aeroporto; Aluguer de carro; Preparação de reuniões e eventos até 50 pax, incluindo secretariado, tradução/interpretação, equipamento e catering.

O projeto da Casa do Conto juntou duas equipas de jovens criativos – os arquitetos do Atelier Pedra Líquida, autores do projeto de Arquitetura, e os designers do Atelier R2, autores da Sinalética interior. Dessa articulação nasceu a ideia original de gravar, nos próprios tetos da casa, um conjunto de “fábulas” ou “contos”, que lhe conferem uma narrativa muito especial.

O projeto foi liderado por Alexandra Grande, 35 anos, sócia-gerente do Atelier Pedra Líquida, que junta à sua formação em Engenharia Civil, a conceção da Arquitetura do edifício, mas também da sua Arquitetura de Interiores.

Alexandra Grande é ainda proprietária da Casa do Conto – juntamente com o sócio de atelier e arquiteto Nuno Grande –, tendo aqui realizado um pleno enquanto empresária criativa: coordenação do projeto; direção da obra de reabilitação; exploração do negócio hoteleiro. O Hotel conta ainda com uma equipa jovem e dinâmica, ao nível da gestão do espaço e do acolhimento de hóspedes, liderada pelo gestor Tito Carvalho.

O atelier de Design R2 é formado por Lizá Ramalho e Artur Rebelo, e conta no seu percurso profissional com um conjunto notável de prémios, sobretudo em situações onde se articulam Design e Arquitetura. A solução gráfica encontrada para os tetos da Casa do Conto valeu-lhes já o 2011 SEGD Design Awards, e o Golden Award do European Design Awards, na categoria “Signs & Displays”.


Criatividade

A Casa do Conto, para além da sua imagem inovadora, aposta num conceito hoteleiro original – “arts & residence” –, oferecendo um estilo de residência personalizado e dirigido a hóspedes que desejem aliar o seu descanso ao usufruto da oferta cultural do Porto, ou que ali pretendam criar, expor ou debater a cidade que visitam. Todos os quartos proporcionam diferentes ambientes, tendo sido equipados com peças de autor e mobiliário de época.

A Casa prevê uma programação regular de eventos culturais, em articulação com diferentes criadores, curadores, grupos e instituições da cidade. Para o período de abertura, a Casa do Conto estabeleceu uma parceria com a livraria/galeria Inc., expondo obras dos fotógrafos portuenses Luís Palma e André Cepeda, em diversas áreas do seu interior. Está ainda agendada com a editora Dafne, o lançamento, em março, do próximo livro do geógrafo Álvaro Domingues “A Vida do Campo”, acompanhado por um evento performativo que ocupará a totalidade do edifício.

A Casa do Conto tem vindo a estabelecer parcerias pontuais com instituições de prestígio nacional, como a Fundação de Serralves, a Fundação Casa da Música, e a Fundação Luso-Americana, no sentido de acolher diversos criadores e pensadores que, a convite daquelas entidades, passem pelo Porto para realizar exposições, concertos ou palestras.

A Casa do Conto tem conseguido uma visibilidade internacional pouco usual para um projeto hoteleiro com apenas 6 meses de abertura ao público. Foi já considerada pela famigerada revista de lifestyle “Wallpaper”, no seu número de novembro de 2011, como uma das 20 razões para visitar Portugal, e, em particular o Porto.

Além disso, o seu projeto foi já solicitado, para publicação, por mais de 30 revistas internacionais nas áreas de Viagens, LifeStyle, Arquitetura e Design, entre as quais se contam, para além da mencionada Wallpaper, outros exemplos como: A10 e Frame (Holanda), Magazine d’Architecture (França), Archilovers (Itália), Modulor (Suíça), Robb Report India e Home Review (India), di Magazine (China), Sweetokay (Hong Kong), Casa Vogue (Brasil), e After Travel (EUA).

Não se estranha, por isso, que apenas 10% dos hóspedes/residentes na Casa do Conto sejam portugueses, sendo a maioria dos estrangeiros provenientes de países como a França, a Itália, a Suíça, a Espanha e os EUA.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.