Intervenção e brinde do Presidente da República no Almoço oferecido pela Presidente da República da Coreia
Seul, República da Coreia, 21 de julho de 2014

Agradeço, Senhora Presidente, o honroso convite para efetuar esta deslocação à República da Coreia, a primeira Visita Oficial entre os dois países ao nível de Chefes de Estado. Estamos muito gratos, minha Mulher e eu, assim como a comitiva que nos acompanha, pela calorosa hospitalidade com que temos sido recebidos.

Este acolhimento, para além da gentileza tão característica da cultura coreana, reflete bem os laços de amizade que nos unem e o desejo comum de aprofundamento do diálogo e da cooperação entre Portugal e a Coreia.

Guardo a mais grata recordação do nosso encontro, em Lisboa, em 2011, aquando da Visita de Vossa Excelência na qualidade de Enviada Especial do então Presidente Lee Myung-bak.

Os nossos contactos bilaterais remontam há mais de quatro séculos e as nossas relações diplomáticas contam mais de 50 anos.

Com esta visita, quero contribuir para reforçar a aproximação e conhecimento mútuo entre os nossos dois países, de modo a imprimir uma dinâmica renovada às relações políticas, económicas, culturais e académicas e reforçar os contactos entre os nossos povos.

Senhora Presidente,

Portugal é hoje um país muito diferente daquele que perpassa nas aulas de História. Constante é, porém, a busca do conhecimento, a visão universalista, e a capacidade de vencer as dificuldades do povo português.

Hoje, a economia portuguesa é uma economia moderna e aberta, que beneficia de um ambiente de negócios favorável à iniciativa empresarial e ao investimento estrangeiro, e que dispõe, em múltiplas áreas, de empresas em excelentes condições de estabelecer parcerias internacionais, designadamente para operar em países terceiros com os quais Portugal mantem especiais laços históricos e culturais.

Por este motivo, quis manter um encontro com representantes de grandes empresas coreanas, para além de ter presidido à sessão de abertura de um seminário económico com empresas portuguesas e coreanas. Os contactos mantidos auguram sucesso.

Participei, igualmente num encontro com representantes das universidades portuguesas que integram a comitiva oficial e instituições coreanas. Pude constatar o dinamismo da cooperação entre os melhores centros de investigação e universidades portugueses e coreanos.

Senhora Presidente,

Esta visita é um sinal claro da importância que os dois países atribuem à relação bilateral e da determinação firme em construir, em conjunto, uma parceria de futuro.

É com esta convicção que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde da Presidente Park Geun-hye,, ao povo amigo da República da Coreia e ao futuro das nossas relações.