Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de despedida das Forças Armadas
Cerimónia de despedida das Forças Armadas
Lisboa, 17 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de despedida das Forças Armadas

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião do Banquete oferecido em honra do Presidente da República da Turquia
Palácio de Queluz, 6 de maio 2013

É com grande satisfação que acolhemos em Portugal o Presidente Abdullah Gül, a Senhora D. Hayrunnisa Gül e toda a comitiva que os acompanha nesta Visita de Estado.

Guardamos, a minha Mulher e eu, as mais gratas recordações da nossa Visita à Turquia em 2009 e, muito particularmente, da forma afetuosa como fomos acolhidos nesse país fascinante. Esperamos que todos vós se sintam tão bem em Portugal como nós nos sentimos na Turquia.

Os nossos dois países estão ligados por laços multisseculares e por uma profunda amizade. Ao longo dos séculos, Portugal e a Turquia aprenderam a admirar-se e a respeitar-se mutuamente. Estamos situados nos dois extremos da Europa, mas convergimos nos valores e princípios que defendemos: a dignidade da pessoa humana como fundamento da democracia política e o desenvolvimento económico como pressuposto da justiça social.

Partilhamos hoje valores essenciais que se refletem não apenas no nosso relacionamento bilateral mas também nas organizações internacionais a que ambos pertencemos, como a Aliança Atlântica e o Conselho da Europa. E, no futuro, num futuro que esperemos seja próximo, estaremos juntos na União Europeia.

A Turquia é síntese de dois continentes, uma imagem que se materializa nas pontes que atravessam o Bósforo. Sob a liderança de Mustafa Kemal, tornou-se um país moderno e aberto ao mundo, que dialoga com todas as civilizações e que convive com o pluralismo de crenças religiosas e a diversidade de ideologias políticas. A entrada da Turquia na União Europeia – que, como é sabido, Portugal sempre defendeu – enriquecerá a Europa com a sabedoria milenar de um povo com uma longa História, mas será também um elemento essencial para aprofundar o caminho de modernização, de democratização e de desenvolvimento que vem sendo trilhado nos últimos anos.

Portugal e a Europa vivem, como é conhecido, um tempo difícil e exigente. A crise financeira na Zona Euro veio expor fragilidades e desequilíbrios estruturais nas economias de vários Estados membros, mostrando, igualmente, a dificuldade das instituições europeias em responder adequada e atempadamente a uma situação sem precedentes.

Têm vindo a ser tomadas importantes decisões e adotados instrumentos a nível europeu para fortalecer o sistema de governação económica e a estabilidade financeira e para reforçar a confiança na moeda única. Mas, como tenho chamado a atenção, precisamos de fazer mais, e melhor, para promover o crescimento económico e o emprego.

A Visita de Vossa Excelência, Senhor Presidente, é a confirmação da vontade firme que anima os responsáveis políticos de reforçar o nosso relacionamento e a nossa cooperação em ações de interesse mútuo. O acordo alcançado entre os dois países sobre o regime de entrada de cidadãos nacionais na Turquia, uma questão que aguardava ser solucionada há vinte anos, é apenas o mais recente exemplo da cooperação que tem vindo a intensificar-se entre Portugal e a Turquia.

A par do forte incremento nas nossas relações bilaterais em termos políticos, é essencial aprofundarmos o nosso relacionamento económico, no qual estamos ainda longe de beneficiar em pleno do vasto potencial existente.

Quero, por isso, saudar calorosamente a delegação empresarial que acompanha Vossa Excelência.

Gostaríamos de convidar os empresários e os investidores turcos a olharem para Portugal como um Estado membro da União Europeia que lhes pode oferecer um ambiente favorável aos seus negócios e excelentes oportunidades de investimento e cuja proximidade linguística e cultural com países como o Brasil, Angola e Moçambique constitui, além disso, um ativo particularmente importante em matéria de cooperação triangular.

Os empresários portugueses olham com grande interesse para as perspetivas que a Turquia, pelas suas características e pela sua situação geográfica, lhes oferece. Estou convencido de que, em setores tão distintos como o turismo, o comércio, a energia, a construção, os transportes, as infraestruturas, existem hoje oportunidades que devem ser aproveitadas em proveito mútuo.

Senhor Presidente,

Vivemos num mundo globalizado e num tempo em que as relações internacionais vão muito para além do campo estritamente bilateral.

Quero pois sublinhar o papel da Turquia em favor da estabilidade, da segurança e da paz, e o seu contributo para a resolução de questões tão complexas e tão dramáticas, como a que se vive atualmente na Síria. A Comunidade Internacional não pode tolerar a tragédia humana que aí se verifica. Saúdo as autoridades turcas pelo esforço que têm vindo a demonstrar para fazer face ao drama dos milhares de refugiados sírios que têm procurado acolhimento no seu território.

Também no Afeganistão, no Cáucaso do Sul, ou em relação ao Médio Oriente e à questão iraniana, a Turquia tem tido, reconhecidamente, uma atuação decisiva.

Permito-me felicitar muito especialmente as autoridades turcas pelo processo que foi lançado com vista a proporcionar a paz e prosperidade de todos os cidadãos da Turquia, fazendo votos para que as negociações em curso logrem alcançar um acordo.

Senhor Presidente, quero ainda agradecer-lhe o apoio da Turquia à candidatura de Portugal ao Conselho dos Direitos Humanos para o período 2015-2017.

Senhor Presidente,

A nossa responsabilidade consiste em reforçar os laços que unem os nossos dois países, numa cooperação cada vez mais estreita e frutuosa e num esforço redobrado para melhor nos darmos a conhecer. Não podemos esquecer que a aproximação entre os Povos passa também pelo conhecimento recíproco das suas culturas e do seu património civilizacional.

Esta visita, estou certo, constituirá um marco histórico no relacionamento entre Portugal e a Turquia.

É com essa convicção que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde do Presidente Abdullah Gül e à Senhora D. Hayrunnisa Gül, à prosperidade do povo amigo da Turquia e ao futuro das relações entre os nossos dois países.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.