Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita às salinas
Visita às salinas
Rio Maior, 3 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita às salinas

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção do Presidente da República no Banquete em sua honra e da Dra. Maria Cavaco Silva oferecido pelo Presidente da República de Singapura
Singapura, 28 de maio de 2012

Gostaria de começar por lhe agradecer, Senhor Presidente, em meu nome, no de minha Mulher e da Comitiva que me acompanha, o honroso convite para efetuar esta Visita a Singapura, a primeira de um Chefe de Estado Português, bem como a forma como nos acolheram.

Esta minha visita a Singapura é um sinal claro da importância que conferimos às nossas relações e expressa um desejo firme de aprofundamento dos laços que nos ligam, para benefício mútuo dos nossos dois países.

Não posso deixar de recordar que foi sob o impulso da Presidência Portuguesa da União Europeia que, em 2007, teve lugar a Cimeira Comemorativa dos 30 Anos das Relações entre a União Europeia e a ASEAN. Os encontros de Alto Nível que, na ocasião, tiveram lugar, inauguraram uma nova página, em que esta minha Visita também se inscreve, nas nossas relações bilaterais.

Os Portugueses têm uma profunda admiração e curiosidade pela Ásia, pela sua cultura, pelas suas gentes e pelas suas tradições. Uma admiração alimentada por uma convivência secular, que marca a nossa identidade e que continua a influenciar decisivamente a forma como vemos o Mundo dos nossos dias.

A presença portuguesa em Singapura remonta a muitos séculos. Desde os tempos da sua fundação que há registo da presença de portugueses, que, mais tarde, fundaram a primeira missão católica de Singapura, a Igreja de São José, que esteve sob jurisdição eclesiástica portuguesa até 1981.

Senhor Presidente,
Portugal e Singapura têm muito mais em comum do que à primeira vista possa parecer. Os dois países têm uma posição geográfica entre diversos mares e oceanos e estão no centro de rotas privilegiadas do comércio internacional.

Portugal encontra-se entre três continentes – Europa, África e América. E, com a abertura, em 2014, do novo Canal do Panamá, Portugal tornar-se-á no país europeu mais próximo desta parte da Ásia.

O Porto de Singapura, que hoje visitei, percebeu bem a importância geográfica de Portugal e opera já um terminal de contentores no Porto de Sines. Podemos ir mais longe nesta parceria e gostaríamos muito de ver Singapura reforçar a sua presença em Portugal.

Sei bem que Singapura é a porta da Ásia. E o milagre económico aqui operado constitui um exemplo que analisamos com interesse.

Apostando na estabilidade política, na previsibilidade legislativa, na formação dos recursos humanos e na harmonia social, Singapura é um exemplo inspirador de um país que conseguiu tirar pleno partido da sua particular localização geográfica.

Senhor Presidente,
A minha Visita a Singapura, para além de uma componente política, comporta também uma forte componente económica. Estou aqui acompanhado por um expressivo grupo de empresários portugueses.

O desafio é, para ambos os países, garantir que ao fortalecimento do relacionamento político, corresponda também um aprofundamento das nossas relações nos domínios económico, empresarial, científico e cultural.

Nos últimos anos, as empresas portuguesas desenvolveram competências em áreas estratégicas importantes e têm vindo a adquirir uma acrescida projeção internacional. Algumas dessas empresas estão já presentes em Singapura, onde foi recentemente criado, de resto, um Conselho Empresarial Português.

O Fórum Económico que hoje tive a honra de encerrar constituiu uma excelente ocasião para que os empresários e investidores de ambos os países se conheçam melhor e aprofundem a sua cooperação.

Mr. President,
One of the main purposes of my visit is to contribute to the building of a relationship geared to the future between Portugal and Singapore.

It is with such conviction that I ask everyone to join me in a toast to the health and prosperity of President Tony Yam and Madame Mary Kiang, to the friendly People of Singapore, as well as to the friendship of our two countries and the future of our relationship.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.