Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Visita ao Hospital das Forças Armadas
Lisboa, 19 de janeiro de 2016 ler mais: Visita ao Hospital das Forças Armadas

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente da República enviou mensagem aos Presidentes das Instituições Europeias nos 30 anos da adesão de Portugal às Comunidades Europeias

Por ocasião do 30º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, o Presidente da República enviou uma mensagem aos Presidentes das Instituições Europeias.

A mensagem foi dirigida ao Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e ao Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Senhor Presidente,

Celebramos, no dia 1 de janeiro de 2016, o 30º aniversário da integração de Portugal nas Comunidades Europeias, um dos marcos mais relevantes da História de Portugal no século XX. Portugal tornou-se em 1 de janeiro de 1986 o décimo primeiro Estado-Membro das Comunidades Europeias.

Ao longo destas três décadas de participação no Projeto Europeu, Portugal assumiu plenamente o seu papel enquanto parceiro responsável, ativo e até decisivo em certos momentos. Estivemos à altura, superámos muitas dificuldades e desafios, transformámo-nos estruturalmente e desenvolvemo-nos económica e socialmente. Igualmente importante, com a sua História e vocação universalistas, Portugal acrescentou valor ao projeto europeu.

A importância que a União Europeia tem hoje na vida económica, política, financeira, social e cultural de Portugal torna-nos mais empenhados, solidários e criativos para fazer face aos grandes desafios com os quais a Europa hoje se depara. No centro da nossa atenção, agora e como sempre, estão os cidadãos, os valores e os princípios constitutivos do projeto europeu.

Aníbal Cavaco Silva”

28.12.2015

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.