Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
Lisboa, 8 de janeiro de 2016 ler mais: 30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente Cavaco Silva felicitou escultor Rui Chafes pela atribuição do Prémio Pessoa 2015

O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao escultor Rui Chafes pela atribuição do Prémio Pessoa 2015.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Congratulo-me com a atribuição do Prémio Pessoa - um dos mais relevantes no panorama atual da cultura portuguesa - ao escultor Rui Chafes, a quem endereço as minhas calorosas felicitações.

Artista já consagrado, cuja obra está representada em algumas das mais importantes coleções, nacionais e internacionais, e a quem tive o prazer de condecorar, no ano passado, com o grau de Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, Rui Chafes é, sem dúvida, um dos artistas mais originais da sua geração. O modo como, na sua obra, o peso dos materiais se molda e transfigura em formas artísticas de rara sensibilidade é particularmente visível no seu diálogo com outras artes, em especial a poesia, o cinema e a dança, com as quais a sua escultura dialoga frequentemente.

Regozijo-me, por isso, com a decisão do júri, ao incluir na prestigiada galeria dos galardoados com o Prémio Pessoa um nome como o de Rui Chafes, cujo contributo para as artes é, de há muito, reconhecido pela crítica e pelo público.

Em nome dos Portugueses e em meu próprio nome, apresento os meus parabéns a Rui Chafes, a quem desejo as maiores felicidades, fazendo votos para que a sua obra continue a honrar, como até aqui, a cultura portuguesa.

Aníbal Cavaco Silva”

11.12.2015

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.