Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Palácio de Belém, 2 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Mensagem do Presidente a propósito da eleição de Portugal como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Presidente da República emitiu uma mensagem a propósito da eleição de Portugal como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

"Recebi com grande satisfação a notícia da vitória da candidatura portuguesa nas eleições para membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no biénio 2011-2012. Trata-se de um sucesso da nossa diplomacia, que honra o País e os Portugueses.

Quero dar público testemunho do meu reconhecimento pelos esforços de todos quantos, em Nova Iorque, em Lisboa, e nas várias capitais e organizações internacionais em que Portugal está representado, estiveram envolvidos na promoção da candidatura portuguesa. Quero, ainda, agradecer, muito sensibilizado, a expressão de confiança de todos os países que se bateram pela candidatura portuguesa bem como de todos quantos entenderam conceder o seu voto a Portugal.

Esta eleição reflecte o reconhecimento por parte da comunidade internacional do firme compromisso do nosso País com os valores e objectivos das Nações Unidas. Constitui, ainda, um forte sinal de esperança no contributo de Portugal para que as Nações Unidas possam melhor responder aos desafios da realidade internacional contemporânea, levando em conta as sensibilidades de todos os seus membros, independentemente da respectiva realidade política e cultural, do seu peso económico, ou da sua dimensão demográfica ou geográfica.

Esta eleição representa uma responsabilidade acrescida para o nosso País. Não tenho dúvidas de que, à semelhança do que ocorreu com as presenças anteriores de Portugal no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o País e a sua diplomacia saberão estar á altura das expectativas e que o exercício deste mandato muito contribuirá para reforçar o prestígio e a influência do nosso País na cena internacional.

Aníbal Cavaco Silva"
 

12.10.2010

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.