O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências à Família do Dr. João Bénard da Costa.
É o seguinte o teor da mensagem do Presidente:
"Em nome do povo português, em meu nome pessoal e da minha mulher, quero apresentar sentidas condolências à Família de João Bénard da Costa, um dos mais expressivos nomes da cultura portuguesa.
Conhecido do público como o rosto da Cinemateca Portuguesa, à qual esteve ligado durante cerca de 30 anos, foi também um homem de letras. Co-autor e principal dinamizador da revista “O Tempo e o Modo”, investigador, crítico e ensaísta, João Bénard da Costa promoveu e contribuiu significativamente para o estudo e a reflexão sobre o cinema.
Como Presidente da Comissão das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi, ao longo de uma década, autor de intervenções que revelaram o profundo conhecimento da História e da Cultura Portuguesas. Tendo dedicado toda a sua vida às artes e à cultura é, pois, justo merecedor da nossa maior estima e consideração.
Neste momento de luto, é com sentido pesar que presto a minha homenagem a João Bénard da Costa, um homem de Cultura e da Cultura, detentor de uma sensibilidade rara, que ficará na memória de todos os que acompanharam o seu percurso enquanto intelectual e Homem de causas.
Aníbal Cavaco Silva"
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.